quinta-feira, 24 de novembro de 2016

A cidade dos prodígios

Opinião

Se o Entroncamento é conhecida como a cidade dos fenómenos nem sempre pelas melhores razões, Tomar parece querer levar-lhe a palma transformando-se na cidade dos prodígios.


Tão habituados estamos a ficar com a esquisitice de quem nos governa que até nada já nos parece estranho.
Isto a menos que um qualquer jornal ou TV nacional dêem a notícia do que por aqui se passa. Aí sim. Prestamos atenção ao sucedido e depois admiramo-nos:
"Ó Graciete. Biste o que aconteceu cá em Tomar?" "O ca foi?". "A presidenta e o companheiro apresentarem queixa de violência doméstica um contra o outro"... "Ah valha-me Deus!"...
Sim porque em semana de renúncia do mandato por parte de ex vice-presidente da Câmara, o semanário de maior tiragem faz manchete dizendo, por outras palavras, "A geringonça local reganhou a maioria"... Está tudo dito!
Ou não! Acaso dizem quem é o novo autarca que dará essa maioria? É Anabela Estanqueiro? Ai não pode pois é melhor continuar como está... É o Virgílio Saraiva? Não pois tá-se bem como chefe de gabinete com que ninguém se quer cruzar... É o Rui Sant'Ovaia? Também não pois foi na lista só para fazer de conta e tem a vida no politécnico para tratar... Então e a jovem Sara Marques? Chega deste triste espetáculo!
É que nisto da informação, como na vida, há o silêncio dos inocentes e o dos outros...
E o que dizer da degradante troca de acusações entre a presidente da Câmara e seu ex-companheiro e chefe de gabinete ao longo de 2 anos e 2 meses de mandato? Cá por Tomar parece ser coisa normal. Até temos uma novela nacional que meia volta vem gravar episódios à Praça da República...
E o deputado à Assembleia da República, deputado municipal e presidente da concelhia do PS que anda silencioso que nem um rato e quando se o ouve é para gabar a eficiência da gestão camarária com a ponte do carril e, já agora, com o carril da ponte... Dito assim até parecem duas pontes e grandiosas... Este deputado e autarca irá pagar bem caro a tibieza com que tem encarado e tratado a degradação da governação socialista em Tomar. É bom que tire o cavalinho da chuva de qualquer pretensa carreira político em Lisboa e muito menos por cá.
E a carta aberta com a indignação do pai do renunciado? Bonito seria se tivesse clamado contra as injustiças em devido tempo. Agora soa mal fazê-lo.
E hoje fico por aqui pois isto dos prodígios faz-me dor de cabeça.
                                                                                       Leonardo de Capricho

7 comentários:

  1. Dava uma boa novela essa história do Luis Ferreira e da Anabela Freitas

    ResponderEliminar
  2. Dar dava... Já as obras feitas pelos anteriores 3 executivos camarários davam para encher uma folha de jornal.. e e ...

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui está um anónimo com uma ideia brilhantérrima! Realmente ainda ninguém se tinha lembrado de semelhante coisa. E republicanamente julgo que também não.
    Levou-me até a recordar um velho programa de rádio, que era à uma da noite e tinha por título "À uma há cada uma!!!" Pelo visto, neste blogue, mesmo a outras horas, também há cada uma...e cada um!

    ResponderEliminar
  4. Apesar de individualmente poder ter alguma consideração por um ou por outro, enquanto agremiação política são duma infantilidade misturada com boçalidade e incultura que mete dó.
    O pior, o pior, é que quem está tramado somos nós.
    Porque da outra banda, dos PSDs, aquilo também é mau demais para ser verdade.

    ResponderEliminar
  5. Este Rebelo tem tanta piada, é tão engraçado.
    É um senhor reformado que sabe tanto de tudo, em particular de Tomar e tomarenses.
    Um dia deste vem aí uma vaga de fundo e ele ainda acaba em presidente da edilidade. Não é que ele queira, porque ele até é muito modesto.
    É ele e o varredor Serrano e mais o pai deste. Ponham também o Ivo (aquele que era do CDS mas manifesta disponibilidade para o que for preciso). O luis Ferreira ficava a mandar SMSs e cartas. E tínhamos uma equipa que era um mimo.
    Os tomarenses são uns ingratos, é o que é!

    ResponderEliminar
  6. No PS incapazes e analfabetos, no PSD bufos a entrar sem concursos públicos em "empresas publicas asilo" dando graxa sorrindo com os dentes podres exaladores do hálito da sua incompetência. Tomar Cidade Parola - continuem que vão longe....nada resta. Como diz e bem um certo autor bloguista: Triste terra, triste gente!

    ResponderEliminar