domingo, 18 de fevereiro de 2018

Está na hora de se escolher o mordomo da próxima Festa dos Tabuleiros

Julho de 2019 será tempo de Festa dos Tabuleiros em Tomar. Entretanto, dentro de poucas semanas espera-se que a câmara convoque a população do concelho para se escolher o mordomo da Festa.

Há quatro anos, a reunião do povo realizou-se a 12 de abril e nessa altura foi escolhido por unanimidade e aclamação João Victal, mordomo que já lidera a organização da festa três vezes seguidas.
Este ano, João Victal tem manifestado a sua recusa em aceitar ser novamente mordomo, mas no facebook já foi criado um grupo de apoio para que ele avance para o “quarto mandato”.
Há ainda quem aponte outros nomes como potenciais candidatos a mordomo. José Perfeito e Maria João Morais são outros nomes de que se fala. De referir que nunca houve uma mulher no cargo. Será desta?
A reunião do povo marca o arranque de mais uma Festa dos Tabuleiros como manda a tradição. De uma forma informal, o povo de Tomar primeiro decide, votando de braço no ar, se há ou não festa no ano seguinte. Como tem acontecido sempre, é previsível o sim esmagador seguido de forte aplauso. Segue-se um segundo momento importante da reunião que é a escolha do mordomo. Quando se apresentam vários candidatos ao cargo há uma votação também de braço no ar.
A tradição manda que, no final da reunião, se lancem foguetes para anunciar a todo o concelho a realização da Festa dos Tabuleiros no ano seguinte.


Sem comentários:

Enviar um comentário